fbpx
3 de dezembro de 2017

Empreendedorismo

EMPREENDEDORISMO

O Centro de Pesquisas Avançadas da PUC Minas tem sob sua responsabilidade o fomento ao empreendedorismo entre alunos, professores e colaboradores da universidade. Considerando todo o processo existente entre a ideação e a escala de uma Startup, são disponibilizados diferentes programas e ações que são relacionados e orquestrados de maneira a viabilizar novas empresas e empreendedores de sucesso.

 

EVENTOS E PROGRAMAS DE APOIO AO EMPREENDEDORISMO

Realizado pela primeira vez em Poços de Caldas no ano de 2018, o evento que ocorre em mais de 150 países pelo mundo é uma oportunidade ímpar para a exposição de ideias, aquisição de conhecimento sobre empreendedorismo e criação de redes de contatos. Tudo isso em 54 horas. Veja mais…

Oportunidade para que alunos e professores apresentem projetos que foram ou estão sendo desenvolvidos na universidade. O evento conta também com palestras e muita conversa entre os participantes. Veja mais…

Evento onde alunos, professores e colaboradores podem apresentar suas ideias para criação de novos produtos. O objetivo é realizar o encontro entre pessoas com espírito empreendedor para a criação de startups.

O Business War é um programa de auxilio às startups nas primeiras fases do ciclo. Equipes formadas por alunos de diferentes cursos da instituição recebem, por um semestre, mentorias de professores das áreas de comunicação, gestão e tecnologia. De forma conjunta com processos de avaliação realizados durante o semestre, uma apresentação de resultados ao término do programa é julgada por uma comissão de professores para determinação da classificação das equipes. A pontuação recebida pode ser utilizada nos critérios de admissão de programas que visem o fomento de fases mais avançadas dos negócios. Veja mais…

O programa visa selecionar e apoiar pequenos negócios que gerem produtos, processos ou serviços inovadores, não poluentes e de alto valor agregado, oferecendo suporte necessário para validação da ideia, elaboração do Modelo de Negócio (MN) e desenvolvimento de um Produto Mínimo Viável (PMV).

 Podem participar do processo de seleção equipes formadas por até quatro membros, sendo que obrigatoriamente um deles deve ser aluno do curso de graduação ou pós-graduação oferecidos pelo Instituto de Ciências Exatas e Informática (ICEI) da PUC Minas.

O Espaço Criação é a incubadora de Startups da PUC Minas em Poços de Caldas. Localizado em um campus universitário multidisciplinar e com vocação e histórico na área de tecnologia, o Espaço Criação possui um ambiente privilegiado para localização de boas ideias, equipes complementares e mentores de diferentes áreas do conhecimento.

Uma vez pertencente a um grupo de ações de empreendedorismo orquestradas e interconectadas, a missão do Espaço Criação é receber startups iniciantes (que tenham passado por testes de validação e que já possuam um produto mínimo viável em funcionamento) e dar os subsídios necessários para que os negócios possam entrar na fase de operação, já captando clientes e realizando vendas.

                                                

A PUCTec é o parque tecnológico e aceleradora de negócios da PUC Minas. Nesse programa as startups que já estão em operação recebem, além de espaço físico, mentorias e redes de contatos, recursos financeiros para acelerar  empreendimento e entrar na fase de escala. Além disso, a PUCTec trabalha com demandas induzidas de forma a conduzir projetos específicos para as necessidades das empresas parceiras.